Marinha do Chile só perde para a do Brasil na AL afirma almirante chileno

O chefe da Marinha chilena, o almirante Rodolfo Codina, afirmou que a força armada de seu país está entre as maiores do mundo e que apenas o Brasil têm uma esquadra maior na América do Sul.

“Quanto à preparação profissional estamos entre as melhores do mundo; por emprego dos instrumentos não temos nada a invejar a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte); pela quantidade dos instrumentos, a marinha brasileira é maior, mas temos a segunda mais numerosa da América do Sul”, declarou em entrevista ao jornal local El Mercurio.

Consultado sobre o reforço da defesa da soberania na região norte do país, após a demanda judicial do Peru frente Corte Internacional de Haia pela demarcação da fronteira marítima o Chile, Codina assegurou que seu país não mudou em nada seu “sistema de controle”, segundo ele, “exercido como sempre”.

“Também não houve nenhuma oposição quando (peruanos) ultrapassaram o limite marítimo e foram presos. Há pequenas embarcações peruanas que, quando atravessam o limite marítimo, informam que não pescarão em nossas águas, e apenas cruzam rumo ao sul para pescar em alto mar”, acrescentou Codina.

O chefe da Marinha, que deixa o cargo este ano, foi o primeiro representante desta força em seu país a visitar a Bolívia e navegar pelo Lago Titicaca (entre Peru e Bolívia) com um típico traje do planalto andino.

Ele também se referiu sobre a potencialidade que a cidade argentina de Ushuaia está adquirindo. “Essa é a opção escolhida por cada país e escapa à Marinha. Criamos Puerto Williams como base naval para exercer a soberania, mas este cresceu depois do nosso quase conflito com a Argentina (1978). Não houve necessidade de ter barcos de guerra, como tínhamos antes, então a Marinha se ocupou da gestão marítima e uma estação de salvamento marítimo”, declarou.

Fonte: Poder Naval