Conheça o HAL LCH o futuro helicóptero de ataque Indiano

HELICÓPTERO LEVE DE COMBATE

Maquete do HAL LCH

 

O HAL, Hindustan Aeronautics Limited, Light Combat Helicopter LCH, é um projeto de um helicóptero de ataque leve que visa equipar o Exército Indiano de um helicóptero de ataque nacional o qual substituirá a atual frota de Cheetah. O primeiro protótipo do helicóptero fez seu primeiro voo em fevereiro passado e aguarda-se para breve mais informações a cerca de sua performance.

Pode-se dizer que o LCH é um helicóptero de características muito semelhantes às primeiras versões do Norte Americano Bell AH-1 Cobra, entretanto o seu projeto basea-se nos desenvolvimentos adquiridos pela indústria Indiana no projeto do helicóptero Drhuv.

O Exército Indiano planeja adquirir entre 65 e 90 helicópteros entretanto especialistas militares extimam que India poderá adiquirir um número superior de aeronaves chegando a cerca de 250 LCH compondo assim uma poderosa força de ataque baseada em um helicóptero totalmente nacional. Porém o LCH pode ainda faturar um mercado estimado ainda em mais 300 helicópteros se considerarmos o promissor mercado de exportação onde países da América Latina, África e Ásia constituem-se em potenciais clientes.

No quesito armamento o LCH não deixa em nada a desejar comparativamente aos helicópteros Tiger, Apache, Roivalk e Mi-38. Embora mais leve e menos blindados que estes, o LCH será equipado com mísseis anti-tank, anti-radar, anti-aéreos e de ataque a superfície.

Fora isto pretende-se que este novo helicóptero seja armado com armas anti-pessoais como bombas cluster, lançadoras de granadas e foguetes 57/60/80mm. Como arma de cano fixa, o novo helicóptero de ataque Indiano será equipado com um canhão coaxial de 20 mm e cerca de 300 recargas.

A aeronave será empregada prioritariamente na função ataque e anti-tank e escolta armada, entretanto especula-se que o Exercito Indiano esteja interessado numa outra variante capacitada as missões de reconhecimento armado.

Ainda não estão disponíveis informações a cerca dos sistemas opto/eletrônicos embarcados porém muito provavelmente o LCH será equipado com eletrônica mista Israel /India, composta por sistemas HMD helm montade display Israelense, bem como sistemas FLIR, Radar, RWR, jammers e sistemas defensivos shaff flares.

O LCH é uma aposta nacional Indiana adequada às suas necessidades e que engloba um alto teor de nacionalização de componentes e sistemas, o projeto ambicioso além de capacitar a sua indústria aeroespacial provê de sobra a independência tecnológica e soberania no que toca o emprego de sistemas militares, equipando o seu exército com uma arma eficaz e adequada à sua realidade econômica e estratégica.

O projeto é resultado de um planejamento de longo prazo, galgado sobre o acompanhamento constante e progressivo do desenvolviemnto tecnológico adiquirido de projeto-à-projeto que como resultado culminou em um programa bem mais complexo. Em suma O LCH é o exemplo do esforço e vontade de uma em conceber e desenvolver um programa militar de alto fator tecnológico, o que para alguns ainda é algo impossível e impensável.

Informações Plano Brasil

 

Fixa Técnica

Tipo: Helicóptero leve de ataque e reconhecimento (LCH)

Comprimento:15.8m

Altura: 4.7m

Largura (sem os rotores):4.6m

Peso máximo: 5.5 ton.

Velocidade Máxima:275 km/h

Alcance máximo (desarmado): 700 km

Alcance máximo (armado): 550 km

Teto de serviço: 6.5 km

Autonomia: 3h 10`

 

2 Comentários

Comentários não permitidos.