Dassault negocia Rafales com os Emirados Árabes

SWITZERLAND-FIGHTERS/PARIS, 23 de maio (Reuters) – A Dassault Aviation (AVMD.PA) se encontra em conversas com os Emirados Árabes Unidos sobre uma possível encomenda de seus caças Rafale, disse a companhia neste sábado, esta seria a primeira venda dwste modelo para um cliente no estrangeiro.

O jornal Le Parisien relatou também no sábado que a França estava concluindo a venda de 60 caças Rafale num negócio orçado entre 6-8 bilhões de euros (US$ 8-11 bilhões). O jornal afirmou que o presidente Nicolas Sarkozy iria pressionar pessoalmente sobre o tema em sua visita à Abu Dhabi agendada para a próxima segunda e terça.

A Dassault declinou confirmar os valores e disse que um acerto poderia ser concluído ainda este ano. “Existem, sim, negociações com os Emirados mas ainda será necessário aguardar algum tempo ainda. Ainda não estamos próximos de fechar o acordo nestes próximos dias,” disse um porta-voz da Dassault, adicionando que as conversas eram extremamente complexas.

O Le Parisien comentou que o contrato em negociação duraria por muitos anos. Citando uma fonte próxima dos negociadores, ele disse que o Rafale, que foi desenvolvido anos atrás teria que ser modernizado para convencer os compradores. O gabinete de Sarkozy disse que as ligações entre os governos, o fabricante do Rafale e a Força Aérea dos Emirados se aprofundaram desde que o estado árabe anunciou publicamente seu interesse pelo Rafale no ano passado.

“As coisas estão evoluindo da forma normal,” disse o gabinete do presidente francês. A França até aqui falhou em achar um cliente estrangeiro para o Rafale. Este é a mais sofisticada aeronave de combate da França, combinando as funções de caça e de bombardeiro, mas ele tem perdido concorrências para outras aeronaves menos tecnologicamente avançadas e menos caras. (Inclui informações apuradas por Laure Bretton).

Fonte: Alide