Governo do Reino Unido Alerta Sobre o A400M

O Reino Unido, através de sua força aérea, a RAF, continua firme no programa do avião de transporte militar da EADS/Airbus Military A400M, “mas não a qualquer custo”, de acordo com uma recente declaração do governo em um relatório do comitê parlamentar.

O relatório “Defense Equipment 2009” do House of Commons Defence Committee (comitê de defesa do Parlamento Inglês), indagava sobre o real risco do projeto A400M sofrer um atraso desproporcional, em que um abandono seria a melhor solução.

O governo respondeu a este relatório com notícias vindas da Airbus Military de que o primeiro vôo do A400M ocorrerá “no máximo até fevereiro de 2010”.  No entanto, isso deve ser agravado pelo fato de que os planos de fabricação estão sendo revisados para um ritmo mais lento e pelo período de tempo previsto de seis meses entre a entrega do primeiro avião francês e a do primeiro avião britânico. A RAF não receberia seu primeiro transporte militar antes de 2013, entrando em serviço ativo somente em 2014.

“Estamos considerando todas as opções, e sempre em contato com as outras nações do projeto, dando suporte às decisões importantes mas também informando da nossa posição ao assunto,” diz o governo do Reino Unido.

Entre os planos de contingência (“plano B, de emergência”) em consideração estão o prolongamento da vida útil dos C-130K Hercules, e o leasing (arrendamento) de C-17 adicionais e/ou C-130J americanos.

O pedido inicial feito à Airbus Military pela França a obrigava a entregar a primeira unidade em outubro de 2009, mas em janeiro a EADS informou que haverá um atraso de aproximadamente 3 anos, isto após o primeiro vôo do protótipo.

“Estamos aguardando os resultados dos primeiros testes das campanhas de vôo dos protótipos, para poder confirmar as datas previstas”, diz o diretor gerente da Airbus Military, Domingos Ureña, no dia 4 de Maio.  “Tão logo fizermos isto estaremos aptos a começarmos com a produção em escala.”

Fonte: Alide