Novos F-16 para a FACh

Em um reunião da Comissão de Defesa da Câmara dos Deputados, o novo ministro da Defesa chileno, Francisco Vidal, anunciou o térmio das negociações com a Holando para a compra de 18 aviões F-16 MLU por um total de US$ 270 milhões. O contrato deveria ser firmado a curto prazo, já que a chegada dos primeiros exemplares está prevista para dezembro de 2009 e espera-se que todas as aeronaves já tenham sido entregues em setembro de 2010.

O 18 novos exemplares se somam a outros 18 F-16 MLU, adquiridos em 2005 por US$ 185 milhões, para substituir os Mirage M-5M Elkan do Grupo Nº 8, baseado em Antofagasta.

Com essa nova compra, a Holanda converte-se em um provedor estratégico para as Forças Armadas Chilenas, levando em consideração que a Marinha do país já tinha adquirido quatro fragatas (2 L e 2 M) no denomidado Projeto Ponte II, e o Exército mais de 200 blindados MBT Leopard IV no final dos anos 90.

Com essa compra, a FACh vai operar 34 F-16 MLU, considerando que dois do primeiro lote foram desmontados, além de 10 F-16C/D Block 50. A nova compra da Holanda junta-se a feita em agosto de 2008, quando a Força Aérea do Chile firmou um contrato para  aquisição de 12 aeronaves EMB-314 Super Tucano, da Embraer. O pacote Super Tucano inclui um sistema de treinamento e apoio denomidado TOSS (Training and Operation Support System), composto por uma estação de planejamento de missões (MPS), uma estação de debriefing (MDS) e um simulador de voo. (FS)

Fonte: Tecnologia &Defesa