Planos para o novo Porta Aviões Russo

A Rússia  finalizará a  elaboração dos planos do sua nova classe de  porta-aviões para a sua Marinha em 2012.

“Estamos planejando  resolver todas as questões referntes entre  2010-2011, e e logo após efetuar a  decisão final.

Atualmente estamos trabalhando numa parte excencial do programa que consiste na elaboração da especificações técnicas do navio e dos meios necessários para sua construção. Simultaneamente, temos de decidir sobre o uso estratégico do porta-aviões no futuro “

disse Vladimir Popovkin.
Atualmente a Marinha Russa opera apenas um porta-aviões, o Almirante Kuznetsov, construído em 1985, com deslocamento de 55.000 toneladas, uma tripulação de 1500, e capacidade para transportar 50 aeronaves.
Segundo o Vice Almirante Anatoly Shlemov, os novos porta aviões estão endo concebidos para operarem uma nova geração de aeronaves de asas fixas ( caças de 5ª geração e  veículos aéreos não tripulados, VANT) e de asas rotativas, e que muito provavelmente seriam movidos a energia nuclear, possuindo um deslocamento máximo de 60.000 toneladas.
Shlemov disse que ao contrário do passado, o novo porta-aviões não seria armado com mísseis de cruzeiro ou de ataque naval, acrescentando ainda que seriam consturidos pelo menos três navios para  as frotas do Norte e do Pacífico.
Shlemov não teceu comentários sobre os cronogramas de execução do projecto, afirmando por exemplo, que muitos detalhes precisam ainda ser resolvidos como o contrato do estaleiro responsável pela construção dos meios. A nova classe de porta aviões tem sido anunciada frequentemente pela Marinha Russa e já foi inclusive comentada aqui pelo Plano Brasil, no Projeto Poseidon, embora hajam sérias dúvidas quanto à capaciadade da Marinha russa em operar estes meios,  os frequentes anúncios deste programa levam-nos a crer que de fato a Russia está determinada a levá-los adiante.

O preço estimado para esta nova classe de navios  e de US $ 4 bilhões a unidade.

Fonte: RIA Novosti