Lockheed Martin vence concorrência do projeto ISIS

lm-isisA Lockheed Martin venceu o contrato US$ 400 milhões que contempla o desenvolvimento de um dirigível de grande altitude equipado com um poderoso radar de alta tecnologia capaz de detectar veículos escondidos sobre o manto das folhas das florestas à mais de 300 km de distância.

O Projeto de nome ISIS, Integrad Sensor is Structure, visa substituir várias plataformas aerotransportadas de vigilância, incluindo o Boeing E-3 (AWACS) e E-8C (JSTARS), com uma única plataforma de capacidade estratosférica.

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) e a Força Aérea dos EUA selecionaram então a divisão Skunk Works da Lockheed que bateu a sua rival Northrop Grumman.O programa prevê o voo do primeiro veículo para o ano fiscal de 2013.

Nas palavras do gerente do programa da Lockheed Hofstatter Eric:

“Esta é uma máquina extremamente avançada que representa uma abordagem radicalmente diferente, capaz de prover vigilância em tempo real”.

A nova aeronave será equipada com um gingantesco radar de 600 m quadrados, o qual operará em dupla banda UHF, este terá a função de monitorar o terreno, veículos ou deslocamento de tropas. O sistema contará ainda com um radar de banda X que medindo 100 metros quadrados terá a função de detectar pequenos mísseis de cruzeiros ou veículos aéreos não tripulados (VANT).

Devido à enorme dimensão do radar de abertura este sistema terá um alcance de detecção muito superior aos dos atuais AWACS e J-STARS.

“Uma plataforma ISIS estacionada no meio do estreito de Luzon poderá acompanhar toda a China e Estreito de Taiwan onde por exemplo a aeronave poderá permanecer durante vários anos.

Células de combustível regeneradas por energia solar manterão o sistema funcionando sem a necessidade de reabastecimento.

A aeronave poderá reposicionar-se autonomamente em qualquer lugar do mundo dentro de 10 dias, de acordo com a DARPA.

Fonte Flight Global