Turquia interssada nos modernos S-400 Triunf

Segundo a agência de notícias RIA Novosti, a Turquia teria manifestado interesse em adiquirir o moderno sistema de defesa anti-aéreo Russo  S-400 Triumf, considerado um dos melhores senão o mehor e mais completo sistema de defesa anti-aéreo do mundo.

O S-400 é um sistema derivado do famoso sistema de defesa S-300 ( equivalente ao sistema norte Americano Patriot) do qual Irã e Kazakstan adiquiriram recentemente, entretanto a versão S-400 supera a anterior em muitos aspectos.

Possui maior alcance e melhores sistemas de radares e data link, nominalmente este sistema é capaz de engajar mísseis ICBM em orbitas baixas bem como de detectar e abater os chamados aviões não tripulados VANT/ VANT-C, mísseis de cruzeiro e até mesmo os modernos Stealth entre outros.

O S-400 ainda não foi exportado para nenhuma nação, e por enquanto apenas Moscow detém estas formidáveis baterias para sua defesa.

A Russia considera esta arma a sua ponta de lança na defesa anti-aérea e pretende adiqueirir muitas outras baterias de S-400 oq ue provavelmente o tornará num futuro próximo o sistema padrão das forças de aérea russas .

A exportação deste sistema considerado sensível pode demonstrar uma mudança considerável na política de de defesa de Moscow, uma vez que a Turquia embora seja um parceiro de longa data dos Russos, é também membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN.

Entretanto esta fato levanta também outras suposições, nomeadamente às suspeitas de que a Rússia já disponha de um sistema mais moderno que o S-400 Triunf. Estas suposições sobrecairiam no sistema que estaria em desenvolvimento desde o início desta década e que atende pela sigla de S-500, do qual especula-se, será capaz de engajar mísseis a distâncias superlativas de 2500 km utilizando para isto uma vasta rede intrincada de radares, satélites baterias de mísseis entre outros sistemas.

O S-400 será exibido na IDEF 2009 em Istambul, entre  27-30 de abril, e segundo o próprio chefe da delegação Russa, Aksenov, as possíveis entregas dos S-400 para a Turquia foram discutidas durante conversações diretas com subsecretário de defesa Turca, Murad Bayar.
Uma fonte da delegação russa RIA Novosti teria afirmado mais tarde que a questão tinha um aspecto político e que estaria fortemente dependente do resultado do litígio entre a Rússia e a OTAN  referentemente à instalação dos escudo anti-mísseis na Europa Central.
“Temos explicado aos funcionários turcos que a S-400 não é apenas um simples sistema de defesa aérea, mas um elemento estratégico de defesa anti-mísseis”.
O S-400 Triumf (SA-21 Grumble) é projetado para interceptar e destruir alvos aéreos a uma distância de até 400 km (250 milhas), o dobro da alcance dos Norte Americanos Patriot, e 2,5 vezes a distância do sistema S-300PMU-2 Russa.

Fonte: RIA Novosti