Thales e DGA completam testes do radar AESA RBE2

A Thales e a Délégation Générale pour l’Armamento (DGA) da França, completaram a última série de testes do radar de matriz ativa (AESA) RBE2, segundo informe da empresa de 22 de abril.
Os testes foram realizados num caça Rafale, no Centro Cazaux de testes de voo, no sudoeste da França, entre os meses de fevereiro e março.

Estes ensaios foram concebidos para proporcionar a “validação funcional dos modos de funcionamento do radar”, segundo a Thales. “Esta etapa marca o último passo no sentido de qualificar o radar RBE2 AESA este ano, em preparação para a entrega das duas primeiras unidades à Dassault Aviation, no primeiro trimestre de 2010.”

O novo radar foi concebido para aumentar o alcance em mais de 50 por cento, em comparação com o radar atual do Rafale, de matriz passiva, oferecendo compatibilidade com o míssil BVR (além do alcance visual) Meteor. O equipamento também tem confiabilidade melhorada e a capacidade de gerar imagens de alta resolução, de abertura sintética, no modo ar-solo, possuindo mais resistância ao jamming (bloqueio eletrônico). O sensor deverá ser montado no Rafale em 2011, para a entrega à Força Aérea Francesa, no início de 2012.

A França pretende vender o Rafale ao Brasil, Índia, Líbia, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Poder Aéreo