Cyber war o novo desafio

Washington estaria planejando a criação de um novo comando militar para combater os ataques cibernéticos dos quais recentemente  os EUA tem sido alvos cada vez mais frenquente.

A mudança seria parte de um projecto de revisão das políticas de segurança cibernética, principalmente agora no momento em que tem vindo ao público declarações de militares de alta patente e civis de diversos setores da defesa de que o os Estados Unidos são muito mais vulneráveis à estes tipos de ataques do que se imaginava.

O Departamento de Defesa diz que gastou mais de 100 milhões de dólares nos últimos seis meses somente para reparar os danos causados por ataques cibernéticos.

A mais recente polêmica dizx respeito ao roubo de projetos do seu mais novo caça o F 35 do qual segundo algumas fontes seriam apenas mais um caso desta natureza.

O governo dos EUA já teria desmentido o feito, entretanto analistas militares tem reafirmado frequentemente que os sistemas de computadores e toda rede defesa seria um alvo fácil para um ataque de larga escala, o qual poderia paralizar e danificar em muito a capacidade defensiva das forças militares Norte Americanas.

Analistas do pentágono tem frequentemente desmentido estes boatos, e reafirmando que há segurança e que estão atenatos ao recente aumento no número de tentativas enterpeladas pelos Cyber piratas e que a criação do CYBER COMMAND seria uma medida muito mais administrativa e organizacional do que uma resposta tardia ao problema.

Fonte: texto adaptado DefenseTalk