China Reafirma novos programas militares

A Marinha Chinesa pretende desenvolver uma nova geração de navios de guerra e aeronaves de moda a lhe prover capacidade de alcance global, segundo afirmou em uma rara entrevista á um jornal de circulação popular o seu comandante em chefe o Almirante Wu Shengli aao jornal chinês China Daily.

A Marinha chinesa segundo ele planeja desenvolver novas armas tal como submarinos furtivos e aeronaves supersônicas de longo alcance, bem como mísseis de cruzeiro e torpedos de grande profundidade

O ambicioso plano prevê ainda uma completa atualização da tecnologia de informação e comunicação por satélites

“A Marinha irá estabelecer um sistema de defesa marítima, moldada à necessidade de proteger a segurança marítima da China e do seu desenvolvimento económico”, disse Wu.

Wu salientou ainda a a vontade e necessidade da marinha chinêsa em construir sua frota de grandes porta-aviões nucleares de 90 mil toneladas de deslocamento, navios com capacidades semelhantes aos super porta-aviões norte americanos da classe Nimitz.

A China mantém grandes investimentos em suas forças armadas e vem fazendo ultimamente avanços em seus armamentos, especialmente os de alta tecnologia.

Segundo alguns analistas esta nação está muito próxima de se tornar uma super potência, ocupando o 1º posto na Ásia, o que preocupa em muito as nações ocidentais especialmente aos EUA, que mantém relações estreitas com Taiwan, Japão e Koreia do Sul, nações consideradas aliados primários.

No passado último mês de Março, o ministério da Defesa Chinês anunciou que o seu orçamento da defesa aumentaria 15,3 % este ano , atingindo a marca de US$69 bilhões de dólares, porém analistas ocidentais afirmam ser muito provável que esta cifra seja muito maior do que o declarado, dado a velocidade e o nível tecnologico alcançados nos últimos tempos.

As informações dadas por Wu, confirmam as suposições anteriormente divulgadas pelo Plano Brasil em diversas oportunidades como podem ser constatadas no projeto POSEIDON.

Fonte: Plano Brasil