Helicópteros não tripulados para os Mariners

O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos tenciona adiquir um helicóptero não tripulado de carga para realizar missões de suprimento de soldados isolados em bases remotas no Afeganistão, informou um alto-oficial da corporacão militar. O aparelho deverá ter capacidade de carga de até 450 kg de alimentos, água, munição e outros itens indispensáveis à sobrevivência. O uso de helicópteros não tripulados evitará riscos freqüentemente encontrados pelas aeronaves tripuladas e pelos comboios terrestres, disse o brigadeiro.Gen. Andrew O’Donnell, diretor de desenvolvimento de capacidades de combate do US Marine Corps.

“Há muitas armadilhas e sítios perigosos espalhados no Afeganistão, o uso de sistemas de transporte aéreos robotizados irá reduzir o perigo de perda de helicópteros tripulados, bem como de emboscadas ou atentados à bomba nas estradas. Conseqüentemente, poupará a vida de pilotos e soldados”.
Alguns fabricantes de helicópteros e US Army, já manifestaram anteriormente interesse nesse tipo de  aeronaves.

Prevê-se que os primeiros modelos de Heli-VANT,  poderão estar disponíveis dentro de dois a três anos, entretanto, o USMC trabalha com um prazo inferior a isto, pois necessita destes veículos num prazo máximo de um ano.

Fonte: Tecnologia&Defesa