13 de Setembro de 1993: Yitzhak Rabin e Yasser Arafat assinam Acordo de Oslo

Em 13 de setembro de 1993, Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel, o líder palestino Yasser Arafat e o presidente dos EUA, Bill Clinton, assinam no pátio da Casa Branca acordo pela paz no Oriente Médio.

Bill Clinton, então presidente dos Estados Unidos, havia conseguido trazer ao jardim da Casa Branca o chefe do governo de Israel, Yitzhak Rabin, seu ministro de Relações Exteriores, Shimon Peres, e o líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, para assinarem um documento que sinalizaria o início do fim de décadas de conflitos. Finalmente, estava pronto o Acordo de Oslo, negociado secretamente na Noruega durante vários meses entre representantes israelenses e palestinos.

O mundo foi surpreendido pela notícia do consenso, pois, em Israel, ainda era proibido manter qualquer tipo de contato com a OLP. Diplomatas noruegueses, no entanto, haviam conseguido convencer Shimon Peres da necessidade de negociações.

A hesitação israelense ficou mais evidente nos jardins da Casa Branca, quando Clinton praticamente teve de forçar o premiê de Israel a trocar o tradicional aperto de mão com Arafat. Rabin havia tomado conhecimento das negociações quando elas já estavam numa fase adiantada.

Por isso, reconheceu: “Esta assinatura não é fácil para mim. Nem para mim mesmo, como soldado na guerra de Israel, nem para o povo israelense, ou o povo judeu na diáspora, que agora nos observam num misto de esperança e ceticismo”.

Promessa vã

Israel e palestinos resolveram que a maioria dos territórios ocupados durante a Guerra dos Seis Dias a oeste do Rio Jordão seria devolvido aos palestinos e que estes organizariam uma administração própria. Para os palestinos, era como a proclamação de um Estado próprio.

Como destacou Arafat: “Gostaria de agradecer ao presidente Clinton e sua administração por terem possibilitado este acontecimento histórico esperado por todos. Aproveito para garantir ao grande povo norte-americano que meu povo compartilha os vossos ideais de liberdade, justiça e direitos humanos”.

Tanto em Washington como no Oriente Médio, ainda predominava uma certa euforia, pois havia a crença de que a paz estaria próxima. Engano. Um ano mais tarde, Rabin foi assassinado e seu sucessor, Benjamin Netanyahu, iniciou a desconstrução do processo selado na capital estadunidense em 1993.

Peter Philipp (rw)

 

Fonte: DW.DE

24 Comentários

  1. “Esta assinatura não é fácil para mim. Nem para mim mesmo, como soldado na guerra de Israel, nem para o povo israelense, ou o povo judeu na diáspora, que agora nos observam num misto de esperança e ceticismo”

    Esta aí o exemplo de quem sabe o seu lugar dentro de uma estrutura de Estado e aonde deveria levar sua responsabilidade perante seu povo. Não gostava, mas sabia que era o melhor caminho para seu Israel e que ele mesmo não poderia estar acima disso.

    Mas tanto Rabin quanto Arafat eram líderes forjados na adversidade e que sabiam os limites e as consequências de suas ações, muito diferente dos atuais líderes de playmobil que existem hoje em dia naquela região e na maior parte do mundo. E por isso foram assassinados.

    Assassinadas também foram a esperança e o ceticismo, em nome de interesses muito distantes daqueles almejados pela população palestina e israelense.

      • por LUCENA
        .
        .
        Israelenses rompem trégua com ataque a pescadores palestinos em Gaza
        .
        (*) fonte:http://www.vermelho.org.br/noticia/249469-9
        .
        .
        Naves de guerra israelenses romperam hoje a trégua com os palestinos de Gaza ao disparar contra pescadores que saíam para a região na qual buscam sustento precário pelas restrições a que estão submetidos.
        .
        .
        ( ..) Esta é a terceira violação grave cometida por Israel do acordo alcançado no final de agosto passado para deter sua agressão militar de 50 dias que causou a morte de mais de dois mil palestinos, em sua maioria mulheres e crianças, e deixou feridos 12 mil, além de devastar a infraestrutura da faixa.

        Os pescadores de Gaza denunciam também as obstruções ao seu trabalho pela Marinha de Guerra israelense, apesar de sua obediência aos limites impostos. ( ..)

  2. por LUCENA
    .
    .
    Yasser Arafat, deveria ter amaldiçoado a mão do aperto depois que os sionistas voltaram à trás, lhe apunhalando pelas costas, roubando as terras dos palestinos até hoje…. 😉
    .
    Foi acreditar em quem não devia, olha no que deu … 😉
    .
    E lembrar que o Hamas é uma criação do governo israelita em conjunto com a irmandade muçulmana pra se contrapor à OLP, que ironia das ironias ou melhor, a mancada das mancadas,.. hahahaha … o feitiço virou contra o feiticeiro … hahahah
    .

      • Sr.Warpath;
        .
        Os nazistas para denegrir a imagem dos judeus, Associaram-lhes todo tipo de malfazejos com o intuito persegui-los, a prática do anti-semitismo.
        .
        Hoje há muitos judeus sendo perseguidos na Europa por pessoas como o HMS_TIRELESS, sempre procura associar o sionismo com o judaísmo ou o semitismo.
        .
        Os muçulmanos(árabes), graças a pessoas com o tipo do HMS_TIRELESS, são também perseguidos por acharem que todo muçulmano é terrorista, é aquela lógica dos bisonhos, em que diziam que todos os comunistas eram comedores de criancinhas,.. Hahahah ….
        .
        Quando digo que o sionismo está para o século XXI assim como foi o nazismo no século XX, é por causa desses tipos, como o HMS_TIRELESS , sempre procurando motivos para escandalizar e denegrir a imagem dos judeus e dos muçulmanos, com mentiras e difamações bem ao estilo de Paul Joseph Goebbels, o marqueteiro dos nazistas…. 🙂
        .
        .
        “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.”
        .
        ―Joseph Goebbels
        .

      • Escreveu muito, não disse nada, fora um rosário de arengas sem sentido e desconectadas da realidade histórica e dos fatos. Ou seja, muita massa e nenhum recheio, um pastel de vento…..kkkkkkkk

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr.HMS_TIRELESS, diga para nós, dentro da sua lógica é claro … rsrsrs…, o que vem a ser um semita ?
        .
        Pois para muitos por ai,só hebreus é semita, e você acha que só hebreu é semita ?

      • Palestinos são ÁRABES… tem descendência árabe, costumes árabe e religião islâmica, como a maioria dos árabes… por consequência, semita só os Judeus… Cananeus eram cretenses que por lá aportaram a muitos séculos… assim sendo, porque tal pergunta capciosa, lucena ???… cuidado… não atire nos próprios pés novamente…

      • por LUCENA
        .
        .
        Eu fiz uma pergunta ao TIRELESS e este mandou um eunuco para representá-lo … hahahaah …mais uma vez o craque do escapismo mostrou os seus truques … Hahahah … é um Mandrak … Hahahahah…

      • Quer atitude mais de eunuco que a sua,que após um trauma onde você foi trocado por um coleguinha de escola judeu, fica como um disco furado a deitar falação contra o povo judeu?

    • por LUCENA
      .
      .

      JUDEUS FAZEM MANIFESTAÇÃO CONTRA ESTADO SIONISTA DE ISRAEL.
      .
      .
      (*)fonte: http://cebrapaz.org.br/site/todas-as-noticias/469-judeus-fazem-manifestacao-contra-estado-sionista-de-israel.html
      .
      .
      “Quando os sionistas festejam o aniversário da fundação do Estado de Israel, a comunidade mundial dos judeus fiéis à Torá marca o aniversário como um dia de dor e tragédia”.
      .
      Assim começa o manifesto da Organização mundial de judeus ortodoxos Neturei Karta, sobre a comemoração da instalação do Estado de Israel.
      .
      O Neturei Karta é composto por religiosos judeus. Além de anti-sionistas são fervorosos defensores do desmantelamento do Estado de Israel, que eles consideram criminoso contra os palestinos e contra o próprio judaísmo.

      A última manifestação do grupo religioso aconteceu em Nova York no dia 20 de março, diante da embaixada do Irã, em reprovação a um ato realizado por sionistas contra o programa de energia nuclear iraniano. Na ocasião, os judeus queimaram bandeiras do estado de Israel.
      .
      .
      ***************************
      .

      O FILHO DO GENERAL ISRAELENSE QUE LUTA CONTRA O SIONISMO.
      .
      (*)fonte:http://livrepensamento.com/2014/08/04/o-filho-do-general-israelense-que-luta-contra-o-sionismo/
      .
      (…)As contradições entre o discurso sionista e a prática violenta, racista e genocida do exército e do Estado de Israel, o fizeram perceber que a auto-afirmação do povo judeu não poderia ser assentada sobre pilhas de corpos de outras etnias. O racismo explícito dos sionistas contra os próprios judeus de pele escura (beta, mizrahim, bene, lemba etc.) o fez perceber que o racismo sionista era inimigo da paz entre os judeus. (…)
      .
      .
      *************************
      .
      QUEM É O INIMIGO ?
      .
      (*)fonte:http://www.voltairenet.org/article184977.html
      .
      .
      (…) Até quase ao final do século XIX o sionismo é, pois, apenas um projeto puritano anglo-saxónico, ao qual só uma elite judia adere. Ele é fortemente condenado pelos rabinos, que interpretam a Torá como uma alegoria e não como um plano político.
      Entre as consequências actuais desses factos (fatos-Br) históricos, temos de admitir que se o sionismo visava a criação de um Estado para os israelitas, ele é também o fundamento da existência dos Estados Unidos. Portanto, a questão de se saber se as decisões políticas, de conjunto, são tomadas em Washington ou em Telavive tem apenas um interesse relativo.
      É a mesma ideologia que está no poder em ambos os países. Além disso, tendo o sionismo permitido a reconciliação entre Londres e Washington, colocá-lo em causa é o mesmo que atacar esta aliança, a mais poderosa do mundo. (…)
      .
      .
      (…)Foi a teologia do reverendo Blackstone, que serviu de base ao apoio incondicional de Washington para a criação de Israel. E, isso, muito antes do AIPAC (o lóbi pró-Israel) ter sido criado e ter tomado o controlo do Congresso. Na realidade, o poder do lóbi não resulta tanto do seu dinheiro e da sua capacidade de financiar campanhas eleitorais, mas mais desta ideologia sempre presente nos EUA (…)
      .
      .
      (…) O sionismo nunca teve, pois, como objetivo «salvar o povo judeu, dando-lhe um lar», mas sim fazer triunfar o imperialismo anglo-saxónico envolvendo nisso os israelitas.
      .
      Além disso, não só o sionismo não é um produto da cultura judaica (no sentido de fé, tradições, costumes etc..-ndT), como a maioria dos sionistas nunca foi judaica, enquanto a maioria dos israelitas sionistas não são judeus.
      .
      As referências bíblicas omnipresentes no discurso oficialista israelita, não refletem o pensamento da parte crente do país e são destinadas, acima de tudo, a convencer a população dos EUA. (…)
      .
      .
      (…)É absolutamente errado pensar que o problema colocado por Israel só envolve o Médio-Oriente. Hoje em dia, Israel actua militarmente em qualquer lugar do mundo, sob a capa do imperialismo anglo-saxónico. Na América Latina, foram agentes israelitas que organizaram a repressão durante o golpe contra Hugo Chavez (2002) ou o derrube (derrubada-Br) de Manuel Zelaya (2009). Em África, eles estavam presentes, por todo o lado, durante a guerra dos Grandes Lagos, e organizaram a prisão de Muammar el-Qaddafi. Na Ásia, eles dirigiram o assalto e o massacre dos Tigres Tamil (2009), etc. Em todos os casos, Londres e Washington juram não ter nada a ver com tais assuntos. Além disso, Israel controla muitos meios de comunicação e instituições financeiras (tal como a Reserva Federal dos Estados Unidos). (…)

      .

      • O QUE AFLIGE O SR. HELVÉCIO/LUCENA?

        Quem posta aqui com frequência já notou a peculiar visão de mundo do Sr. Helvécio/Lucena. Segundo a mesma, desde os primórdios até hoje em dia, a culpa de todos os males do mundo pertence aos sionistas. Segundo ele, foram os sionistas que mandaram o meteoro que extinguiu os dinossauros, foram os sionistas que mandaram o dilúvio, afundaram a Atlântida, causaram o Tsunami na Ásia e por aí vai! Para piorar, e ainda querendo justificar sua, vai lá, tese, ele tenta promover um grupelho de 4.000 pessoas, os Neturei Karta, que são extremamente hostilizados por todos os outros judeus, à condição de maioria. Saberia o Sr. Helvécio/Lucena que essa cambada nega que o holocausto tenha existido e que,por isso, foram recebidos com honras pelo fascista Ahmadinejad? Aposto que não!

        Ainda assim a pergunta persiste: O que provocou no Sr. Helvécio/Lucena tanta raiva do Povo Judeu? Aqui vai uma teoria: Acho que no colégio o Sr. Helvécio/Lucena era apaixonado por uma coleguinha de sala. Entretanto, a mesma o preteriu em favor de outro colega de sala, que deveria ser judeu. Diante disso, Helvécio/Lucena foi obter consolo junto ao professor de história, filiado ao PSOL.

        Assim, resta aquela velha sabedoria popular: CASTIGO PARA CORNO É POUCO!

      • Mas que coisa !!!… como vc explica então que 90% dos bolcheviques que fizeram a revolução russa eram JUDEUS, todos antiamericanos e anti anglo-saxões, até hoje ???… 🙂

  3. Esses Acordos entre Israel e Palestina, dirigido para pelos EUA tem permitido aos herdeiros do Rei da Dinamite, condecorar criminosos com o chamado premio nobel. Minha questao e a maneira como a maioria das pessoas que comentam sobre o plano de Obamas atacar o ISIS, parece estar querendo dizer, que SO OBAMAS E RESPONSAVEL PELO SURGIMENTO DO ISIS E QUE AGORA QUER DESTRUI-LO. WEBSTER G TARPLEY, no seu programa WORLD CRISIS RADIO, der 13 de Setembro 2014, no TARPLEY.net, esta comentando as relacoes amistosas entre o senador republicano JOHN MCCAIN, e o lideres do ISIS. JOHN MCCAIN teve varios encontros com esses lideres supremo do ISIS/EI, o ultimo teria sido em Maio, deixou ser fotografados junto com eles, e disse numa entrevista, que ele, MCCAIN, HILARY CLINTON, quando esta era Secretaria de Estado e PETRAEUS, entao Chefe da CIA, queriam ajudar mais financeiramente o ISIS, mais OBAMAS, nao os permitiram. TARPLEY pergunta porque os Democratas nao tocam esse assunto.Bem eu creio porque Mccain estava cooperando com Hilary Clinton na criacao do ISIS. O que eu quero dizer e que ninguem e limpo entre os republicanos e democratas. Quase todos a servico das mafias, seja a mafia do narcotico, Bush/Clinton/ a mafia do petroleo, os Rockefellers, e a mafia de Wall Street, os banqueiros sionistas.

    • Então, caro Jojo, concordas comigo que, tanto obamis qnto a esquerda mundial, comem nas mãos dos mafiosos de Wall Street, bem como das demais máfias internacionalistas ocidentais ???… e que, tanto os esquerdistas latino-americanos qnto os nacionais são pagos com grana americana ???… só nossos leitores esquerdistas fazem vista grossa para isso… e ainda assim odeiam a América… rsrsrsrsrsrsrsrsrss…

      • Porventura lestes o CONFESSION OF A ECONOMIC HITMAN de John Perkins? Se um esquerdista e eleito para presidencia de qualquer pais do mundo, Wall Street, manda seus hitmans para oferecer-lhes presentes, dinheiros para eles continuarem a politica dos seus antecessores, de favorecer a operacoes desses bancos no pais. Se o esquerdista mantem-se fiel as suas palavras e nao aceita ser suborno, ele e ameacado. Se cuida, o outro que vier, vira com um revolver na mao, nao dinheiro. foi assim que CIA e a Mafia norteamericana que controlava os cassinos de Havana, financiram e armaram Fidel Castro, esperando que uma vez que este tomasse o poder, ja que Batista estava totalmente desmoralizado, Castro continuaria servindo os financistas de Wall Street e deixasse as mafias operando os cassinos e abandonasse as promessas que ele teria feito as massas cubanas, Quando perceberam que Castro tinha seus proprios interesses, resolveram tentar assassina-lo.

      • Coitada de cuba… só trocou de ditador… e esse permanece até hoje… antes fosse com Batista, que manteria o povo cubano com oportunidades que eles não tiveram e nunca terão no comunismo ditatorial castrista…

Comentários não permitidos.