Presidente da Turquia defende direito de proteger fronteiras

O premiê turco, Recep Erdogan: "apesar de ser advertido 10 vezes em cinco minutos porque ele estava vindo em direção à nossa fronteira, o avião insistiu em continuar"
O premiê turco, Recep Erdogan: “apesar de ser advertido 10 vezes em cinco minutos porque ele estava vindo em direção à nossa fronteira, o avião insistiu em continuar”

Istambul – O presidente turco, Tayyp Erdogan, defendeu nesta terça-feira o direito da Turquia de proteger suas fronteiras após aviões de combate turcos derrubarem um jato perto da fronteira síria, um incidente que, segundo ele, a Turquia fez de tudo para evitar.

“Apesar de ser advertido 10 vezes em cinco minutos porque ele estava vindo em direção à nossa fronteira, o avião insistiu em continuar a sua violação. Esse avião foi derrubado em uma intervenção por nossos caças F-16”, disse Erdogan em discurso em Ancara, acrescentando as ações estavam em plena conformidade com as regras de engajamento da Turquia.

“A razão pela qual incidentes piores não ocorreram no passado em relação à Síria é a cabeça fria da Turquia. Ninguém deve duvidar de que nós fizemos nossos melhores esforços para evitar este último incidente. Mas todos devem respeitar o direito da Turquia de defender suas fronteiras”, afirmou.

 

 

Erdogan também disse que a Turquia, juntamente com seus aliados, irá estabelecer em breve uma “zona de segurança humanitária” entre Jarablus, na Síria, e a costa do mar Mediterrâneo.

Fonte: Exame

29 Comentários

  1. esse erdgan ai é um pilantra da apoio ao estado islâmico
    tem que meter bomba na Turquia pois merece armar os curdos e os armênios

    as mascaras estão caindo usina nuclear na Turquia nunca , nem mesmo no egito não podem os russos dar apoio as pretençoes islâmicas

    agora que a mascara caiu a Turquia vai ter que segurar o rojão .

    pilantra e pau mandado esse erdgan

  2. O cara esta apavorado fez cacaca agora aguenta não estranhem o desaparecimento de algum submarino Turco pois a Russia é infinitamente superior em contra ataque.

  3. O direito da Turquia de defender seu espaço aéreo é indiscutível.

    Na realidade os russos acham que a Síria é Sharm-El-Sheik, para eles passearem e “soltarem umas bombinhas”… Ou, como eu li um “estrátego de IPhone” escrevendo outro dia, para eles “gastarem uma munição que estava pra vencer”…

    Taí a resposta da História.

    E depois de tomarem bombas burras russas na cabeça por meses seria um pouco demais esperar que meros guerrilheiros tivessem compaixão dos pilotos russos ou de seus socorristas.

    A guerra é cruel. É feia. Principalmente com aqueles que realmente a lutam. Por isso que não se deve entrar em uma sem um motivo muito do importante.

    Os russos entraram nessa guerra pra proteger uma base naval e um assassino sanguinário do próprio povo (Assad). Se isso é motivo importante eu sou o Papa Francisco…

    A Síria será a tumba da Rússia Neo-Czarista do Vlad Putin, tanto quanto o Afeganistão foi a sepultura da União Soviética.

    Escrevam o que estou dizendo.

    Guerras custam caro, principalmente quando começam a cair seus aviões e helicópteros e morrer povo em aviões comerciais. O Vlad Putin deveria ter aprendido alguma coisa com a história recente da URSS; com o porque que o maior império (em extensão territorial) que o mundo já conheceu viu o ocaso e faliu por causa de meia dúzia de afegãos de traseiro sujo armados com armas antitanques e antimísseis.

    Parece que não aprendeu nada…

    Ficam as perguntas:

    Quanto será que custa para a Rússia do Putin colocar todo seu arsenal, incluindo caças, aviões de ataque, bombardeiros (inclusive pesados), navios, submarinos, etc. de prontidão para defender o pulha do Assad?

    Será que é barato?

    Será que compensa o custo-benefício?

    Será que a economia russa vai bem o suficiente para bancar esse esforço de guerra?

  4. Impressão minha, ai meus caros, me corrijam se eu estiver errado, mas ao dizer:

    “Apesar de ser advertido 10 vezes em cinco minutos porque ele estava vindo em direção à nossa fronteira…”

    Ele não deixou claro que o avião russo estava fora do espaço aéreo turco?

  5. tudo isso foi um ato de intimidação dos eua senhores..eles estão achando que os Russos recuarão nas suas ações….

  6. Defender suas fronteiras de quem tenha declarado guerra contra você seu decrépito idiota… todos sabem que a Rússia não esta atacando a Turquia, embora ela mereça tomar uma sacudida pela patifaria e conivência com terroristas.

    O que é seu está guardado Erdogan, pode crer ;.

  7. Obama e os Eurobambis eu não espero nada, representam bem as geraçõess de maricas que governam, agora eu quero ver se o Sr. Erdogan e o Sr, Putin sustentam em é o que dizem sentados?

  8. “Presidente da Turquia defende direito de proteger fronteiras”

    Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.

    Apocalipse 6.2.

    E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

    Apocalipse 13 : 4

    https://www.youtube.com/watch?v=no8q_YhXVPs

    O Anticristo será um líder que busca a paz e trava guerras…..na busca de paz ele será bem sucedido e enganador…ao travar guerras ele será destemido e destrutivo….O Anticristo geralmente é descrito na Bíblia como um guerreiro….quando o Anticristo emergir….será reconhecido e aceito por causa de sua habilidade como pacificador….como líder da confederação multinacional ele imporá paz a Israel e ao Oriente Médio iniciando e formulando um tratado de paz para Israel….

    num determinado ponto por volta da metade da Tribulação a paz de Israel será desafiada por exércitos invasores do norte(Ezequiel 38-39)….esses exércitos atacarão Israel desafiando a paz estabelecida pelo Anticristo e sua autoridade….mas Deus intervirá a favor de Israel protegendo-o e aniquilando os exércitos invasores(Ezequiel 38.19-39.5)….isso se realizará em parte por um terremoto (38.19,20), em parte por confusão militar (38.21), e por uma praga acompanhada de granizo e fogo (38.22)….

    depois desse conflito e da quebra da aliança com Israel o Anticristo se declarará líder mundial…isso poderá ser resultado da sua vitória sobre os exércitos invasores…. o líder da confederação de dez nações se encontrará numa posição em que poderá proclamar-se ditador mundial e aparentemente ninguém será forte o suficiente para lutar contra ele….sem ter que lutar para conseguir isso ele governará o mundo como instrumento de Satanás….seu poder e força aumentarão assim como sua tirania e isso resultará num desafio final da sua força militar e política que culminará na batalha de Armagedom (Apocalipse 16.14-16)….como tantos líderes e governantes antes dele o Anticristo prometerá paz e travará guerras….ele entrará num conflito de consequências globais…um conflito definitivo do tipo “quem ganhar fica com tudo” e será derrotado e destruído por Jesus Cristo (veja Salmo 2)….

    https://www.youtube.com/watch?v=t1WElHtjKLo

  9. Fazem a conta
    Quando iniciou os avisos, o avião russo estava a 26 milhas(41,89km)
    Segundo informações o missil foi disparado a 50km do alvo
    Essa conta não fecha

  10. EUA não vão querer comprar essa briga, Alemanha muito menos, França está com a Rússia, Grécia sempre foi inimiga da Turquia, quem da OTAN vai entrar nessa?
    Eslovênia?

  11. Resumindo, tiro nos pés, Putin não vai atacar a turquia mais em contrapartida vai atacar com todo o seu poder todos que se opõe a Assad os bombardeios irão se intensificar principalmente ao longo da fronteira com a turquia e se essa fizer um movimento se quer todos nós sabemos o que vai acontecer.

  12. Os bandidos moderados fuzilaram o piloto ainda no ar. A Rússia vai da uma resposta dura para esse terroristas denominados de moderados…

    • São chamados “moderados” porque só querem derrubar o Assad, e não como o EI, que quer conquistar metade do mundo.

      “Moderado” ali não tem nada a ver com “bonzinho”, coisa que aliás só existe na imaginação de quem não consegue enxergar as coisas como elas são.

      • Não existe essa de moderado Vader… o próprio general de operações russo já avisou… eles pegam o dinheiro, as armas dos EUA e depois agem por conta própria a esmo …

        Esse negócio de “moderado” é balela dos EUA para justificar apoio a uma cambada de jagunços.

        Se esses aí são os moderados imagina então como são os “bicho solto”, deve ser o próprio capeta.

      • Quem garante Dr. Vader ?
        A Vida de milhões está em risco , o mundo não quer ver uma nova Líbia. Para haver democracia é necessário que os democratas sejam maioria , mas o Islã wahhabita não é compatível com a democracia! Não existe democracia imposta a força , não há como impor a democracia…

        Ou o povo é culturalmente compatível com a democracia, ou ela simplesmente é IMPOSSÍVEL

      • O tragico para os corações yanke dependentes, como o seu, é que a Russia não quiz entrar nesse joguinho de faz de contas e resolveu escancarar as parcerias escusas de sua patria mãe e seu terceirizados agentes na artuculação geopolitica desestabilizante naquele quadrante do planeta.
        Assim como tem feito por outros quadrantes. Digamos que a Russia é diferente (infelizmente) e muito do Brasil, ele não aceitam passivamente a intromissão em seus assuntos, nem a inoculação de virus em seus territorios para serem comidos pelas beiradas. Lá, gente como você tem pouco futuro.

Comentários não permitidos.