Saturno 117S (AL-41s) já está se encontra em fase de testes

PAK FA

Tradução e adaptação:E.M.Pinto

Segundo o Flightglobal, informações disponibilizadas na feira aeroespacial AEROINDIA confirmam que o motor Izdeliye 30, propulsor destinado a equipar os caças russos do programa PAK FA já se encontram em fase de testes, e que entrariam em ensaios em voo em 2017.

O diretor chefe da United Aircraft Corporation, Yuri Slusar informou que os  Saturno 117S (AL-41s) são uma modernização  uma “muito profunda” do AL-31 que impulsionam os caças Su-27 e Su-30, e são “suficientes” para o atual estágio da campanha de testes dos T-50.

Ele acrescenta que a empresa tem seis T-50 em testes, dois para testes em solo e quatro para testes em voo. Três aeronaves adicionais se juntarão aos protótipos em 2015.

“Tudo está no caminho certo”, diz ele. “Estamos caminhando na conformidade do cronograma acordado com os nossos clientes.”

Ele acrescenta ainda que sempre foi o plano dos projetistas operar a campanha de teste do T-50 em duas fases, a primeira utilizando os Saturno 117S e a segunda com o Izdeliye 30.

Slusar também expressou confiança de que o Yak-130 advanced trainer jet está preparado para receber encomendas a partir da Força Aérea Russa, e adicionais da sua base de clientes no exterior.

A Rússia estaria interessada em ampliar a encomenda de treinadores em mais 60 Yak-130. Slusar não confirmou este número, mas disse que as discussões estão em andamento.

Ele acrescenta que a empresa está em discussões com países da América Latina e do Sudeste Asiático interessadas no modelo. Os potenciais compradores incluem Mongólia e Vietnã.

A aeronave já logrou encomendas no exterior na Argélia e Bangladesh.

Fonte: Flightglobal

27 Comentários

  1. Na Rússia preparam suas defesas,
    enquanto isto, aqui no Brasil…Nossos parlamentares se esmeram em entregar o país:

    “COMUNIDADE CIENTÍFICA QUESTIONA LEI DO PATRIMÔNIO GENÉTICO”

    “Um dos destaques rejeitado foi o da deputada Luciana Santos, que exigia que toda pessoa jurídica estrangeira se associasse à instituição científica e tecnológica (ICT) nacional, pública ou privada.

    Atualmente, qualquer instituição/empresa estrangeira que queira acessar componente do patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado tem que ser associada a uma ICT nacional. Com a rejeição do destaque da deputada, e manutenção do texto do Substitutivo, esta exigência deixa de existir, colocando em risco a soberania nacional, e o patrimônio de todo povo brasileiro.

    A SBPC não concorda com o texto da forma que ficou. Defende que toda pessoa jurídica estrangeira que quiser acessar componente do patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado, deve se associar a uma ICT nacional e assinar o Acordo de Repartição de Benefícios como condição para obter uma autorização de acesso ao patrimônio genético brasileiro.

    É importante salientar que outros países, incluindo países megadiversos da América Latina, exigem que instituições estrangeiras tenham vínculo com instituição de pesquisa nacional, de modo a proteger interesses do país provedor de recursos genéticos.”

    http://jornalggn.com.br/fora-pauta/comunidade-cientifica-questiona-lei-de-patrimonio-genetico

    • Lamentável mesmo! E ainda querem piorar isso com uma reforma política que cria absurdos como financiamento público exclusivo e voto em lista fechada.

      • no texto do Alves você ate acertou tiraleite ,mas sobre a reforma politica não adianta ficar repetindo que o financiamento lobista de hoje é pior e muito

        o correto é o financiamento publico e sendo assim da para ser um valor estipulado e todos partidos tem a mesma verba

        e não hoje que as empresas patrocinam vários políticos ,apenas para ter um lobista ao invés de um deputado

        você em materia de reforma politica enganado e engasgado como sempre .

        esse congresso é pior que o outro .vai amontoar de leis para serem votadas além de quando eles votarem eles votam errado .

      • O Primeiro vôo do PAK FA foi em 2009 e o motor apenas irá entrar em ensaios de vôo em 2017, OITO anos depois, e você ainda vem falar que alguém foi calado aqui. Se alguém foi calado foram as tietes russas, que não conseguem explicar tal proeza….

      • Pezito, se fosse financiamento público exclusivo com todo mundo recebendo a mesma quantidade de grana eu não oporia. Mas não é o que o seu ParTido quer. O SEU ParTido quer financiamento público exclusivo com os partidos de maior bancada recebendo mais grana. Ou seja: vai continuar tudo como está. E ainda que houvesse financiamento público exclusivo como você quer (todo mundo recebendo a mesma quantidade de grana), o caixa dois iria simplesmente explodir pois eleições são caras. Ou seja: ainda estaremos elegendo lobistas. O ideal mesmo seria o voto distrital mas de novo o SEU ParTido corre do voto distrital como o diabo corre da cruz pois essa fórmula, mais democrática, simplesmente acaba com ele.

    • ParabénS por aprontar o motor com ANOS de atraso em relação ao vetor que o irá utilizar? Só mesmo na cabeça de um Pastel de vento !

      • O difícil vai ser descer depois…

        Vai rasgar o forebis mais do que oq já esta

        Uhahuauhhuahuauhuhauhahuuha

        Da lua enfiou a língua nos fundilhos de novo

        Oowwwwww Da Lua

        Quando vai parar de fornecer material pras nossas piadas?!

      • Quem precisa fornecer material quando temos uma piada ambulante como você Rafrutinha Positrônico, que não consegue superar todo esse amor viralata que nutre pelo Vader e pela trilogia. E aquela pergunta que não quer calar: Quando você vai ter dignidade e vai para trilogia enfrentar o Vader?

        Essa pergunta irá persegui-lo pelo resto do seus dias aqui…..

      • Muito simples indigente: Em nenhum comentário do Vader lá na trilogia ele faz menção ao seu nome. Já você a cada dez comentários em onze cita o nome do cara. Como se vê o incomodado (ou apaixonado) é você. A Obrigação de ir lá e enfrentar o cara é sua! Assim, a pergunta permanece: Quando você vai ter dignidade e vai para trilogia enfrentar o Vader?

  2. De fato Não Tireless, segundo Alexander Zelin então comandante da Força Aérea Russa, tanto Motor, como Radares só estariam presentes nas segundas levas de aeronaves produzidas a partir de 2018, segundo ele os primeiros 20 PAK FA seriam de uma versão menos avançada, a partir desse lote seriam introduzidos os motores e os aviônicos definitivos, assim como as novas armas que igualmente estão em desenvolvimento como um novo míssil BVR e WVR.
    Acredito que esta também será a solução chinesa para a aeronave J-20 que deve receber novos sistemas ao longo do processo de incorporação.
    Detalhe importante, uma segunda variante do motor pode ser produzida para a versão naval se esta vier a ser contratada, este motor teria empuxo adicional e só estaria disponível a partir de 2022.

    • Ainda assim meu grande Edilson existe em claro descompasso entre o desenvolvimento de motores e sistemas com a célula. Em que pese as declarações do comandante da Força Aérea russa penso que estão ocorrendo ou ocorreram problemas no desenvolvimento tanto do motor como do radar, algo que foi corroborado por diversos noticiosos. Especificamente no caso do radar os russos estariam com problemas de falta de capacidade industrial para montar o mesmo.

      Diante disso tudo os primeiros exemplares estarão em um patamar inferior, e elevá-los só padrão de série definitivo pode se mostrar absolutamente antieconômico.

      • Mais caricato que você Pé de Cão, que é o PPB (Perfeito Petralha Brasileiro) ou seja, presunçoso, boçal e ignorante, impossível.

      • Salve Tireless, não quero que pareça que estou defendendo os Russos, pois sim, não é segredo que estão 30 anos defasados no que se refere a aeronaves Furtivas, mas o F35 teve seu desenvolvimento iniciado em 1996 também só teve seu motor homologado 10 anos depois, creio que a métrica não vale para esse tipo de programa, uma coisa é desenvolver um aparato de necessidades que tornam as aeronaves furtivas, parâmetros aerodinâmicos, subsistemas de guerra eletrônica, sensores etc, a outra são sistema como motores armas etc. Vejo que a regra tem sido essa para esses aviões(J 20, PAK FA, F 22, F 35), em paralelo projeta-se esses sistemas ao logo do ciclo de desenvolvimento dos protótipos.
        O mesmo se deu com o F22 cujos testes do motor só se iniciaram em 1991 sendo que o programa de desenvolvimento do caça se deu em 1986.
        Pra mim há uma ou pelo menos dua razões para isso, custos e evoluções constantes nos projetos que carecem de alterações nos parâmetros (vide F 35 o caso mais destacável). Não vejo isso como um problema, apenas como uma mudança de paradigma no projeto e concepção das aeronaves dos dias de hoje.
        sds
        E.M.Pinto

      • É amigo, mas tanto o protótipo do F-22 como mesmo o X-35, ancestral do F-35, não voaram com motores emprestados de outros modelos. Ambos voaram mesmo com protótipos de seus motores definitivos. E Sabemos que nos novos caças de 5g os motores representam parte fundamental. Sds!

  3. Favor pessoal

    Tragam os pirulitos

    Ugauhuhahuahuahuuhauhuhauhauha

    Da lua fala algo e no outro dia os fatos desmentem

    Engraçado é da lua fazer propaganda do avião “iztelfi” da Saab é criticar o PAK FA

    KKKKKKK

1 Trackback / Pingback

  1. Saturno 117S (AL-41s) já está se encontra em fase de testes | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.