10 bilhões de razões para Rússia não cortar o gás da Turquia

Gazprom: a Rússia poderá buscar outra forma de responder à derrubada de um de seus aviões de guerra pela Turquia
Gazprom: a Rússia poderá buscar outra forma de responder à derrubada de um de seus aviões de guerra pela Turquia

A Turquia depende da Rússia para obtenção de cerca de metade de seus suprimentos de gás natural e pagou à Gazprom PJSC, que é controlada pelo Estado russo, US$ 10 bilhões no ano passado. Isso torna seus laços energéticos um alvo pouco atrativo para retaliação.

Com tanta coisa em jogo para ambos os lados, a Rússia poderá buscar outra forma de responder à derrubada de um de seus aviões de guerra pela Turquia, na terça-feira.

O vice-ministro de energia russo, Anatoly Yanovsky, disse que o abastecimento à Turquia continuaria respeitando o contrato. A longo prazo, a Turquia poderia reduzir sua dependência em relação ao gás russo por meio de alternativas ao abastecimento.

“A Turquia provavelmente não vai querer interromper nenhum acordo energético existente, mas com isso quase certamente a Turquia começará a ter um novo olhar sobre as relações alternativas de energia que pode ter”, disse John Roberts, especialista em segurança energética da Methinks Ltd. em Jedburgo, na Escócia. “A opção óbvia é tornar-se cliente do GNL americano; a outra é o Irã”.

A relação entre a Turquia e a Rússia já era tensa antes de o avião de guerra da Rússia ser abatido e as negociações para um novo gasoduto haviam sido paralisadas, segundo Alexander Kornilov, analista do Alfa Bank em Moscou.

No ano passado o presidente Vladimir Putin disse que a Turquia poderia se tornar um polo energético para o sul da Europa e propôs construir o Turkish Stream, um gasoduto que passaria sob o Mar Negro.

Depois que os países se distanciaram por causa do conflito na Síria, a Gazprom, que tem sede em Moscou e é a maior produtora de gás do mundo, disse no mês passado que reduziria a capacidade da ligação planejada para a Turquia e a Europa em 50 por cento. O duto proposto ajudaria a Rússia a reduzir sua dependência em relação à passagem do gás pela Ucrânia, rota atual para mais de 10 por cento do gás da Europa.

Planos redundantes

O Turkish Stream é redundante porque já existe uma capacidade de transferência para a Turquia e para o restante da Europa, disse a unidade de banco de investimento do Sberbank PJSC, na quarta-feira, em um relatório a clientes.

O projeto já foi reduzido para dois dutos em relação aos quatro originais. No fim das contas, é possível que apenas uma das ligações seja encomendada, disse o Sberbank CIB.

Embora a Turquia não possa rejeitar a oferta russa imediatamente, o país ainda tem poder para combater medidas retaliatórias, inclusive se a Rússia adotar uma linha dura em relação aos preços ou ameaçar um corte, segundo Sijbren de Jong, analista do Centro para Estudos Estratégicos, em Haia.

O volume de vendas da Turquia é equivalente a 17 por cento das exportações totais da Gazprom fora da antiga União Soviética, segundo dados da empresa. Sergei Kupriyanov, porta-voz da Gazprom, preferiu não comentar.

O Irã já está enviando gás para a Turquia e planeja expandir sua capacidade de exportação com a iminência do cancelamento das sanções relacionadas ao seu programa nuclear. Por sua vez, a Cheniere Energy Inc. planeja enviar o primeiro navio-tanque com gás natural liquefeito dos EUA em janeiro.

Na terça-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu uma redução nas tensões entre a Turquia e a Rússia, dizendo que a guerra retórica ameaça minar os esforços em prol de uma frente unida contra o Estado Islâmico.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse na quarta-feira que não planeja tomar nenhuma medida adicional contra a Rússia.

Erdogan e Putin deverão participar de uma reunião no final do mês em Kazan, na Rússia. Há quem esperasse que a reunião levasse a um acordo sobre o gás, mas o conflito de terça-feira ameaça as negociações, segundo Altay Alti, docente do programa de graduação em estudos asiáticos da Universidade Bogazici, em Istambul.

Contudo, as preocupações econômicas provavelmente serão superiores à irritação da Rússia com o incidente, disseram Alti e De Jong.

“No fim das contas, militar e estrategicamente eles podem querer dizer que a situação foi longe demais, mas não seria sensato da parte deles”, disse De Jong. “Essencialmente, se você colocou tanto esforço na formação dessa próspera parceria com a Turquia sob o ponto de vista energético, tudo isso resultará em nada”.

Fonte: Exame

7 Comentários

  1. Minha avô paterna era filha de armênios,me lembro de uma novela que tinha um personagem turco e sempre que ele aparecia ela resmungava uma meia hora kkk, e contava coisas que os pais dela diziam quando vieram fugidos pelo genocídio de cristãos promovido por turcos na Armênia, pergunte se gosto de turco?

    Que este povo imundo morra a mingua

  2. A-Eu pessoalmente não acredito que o Irã queira abastecer um inimigo como a Turquia.
    Motivos:
    (1)Muitos iranianos estão morrendo na Síria nas mãos dos capangas de Erdogan(Estado Islâmico),(2)os iranianos são aliados de Bashar Al-Assad ,(3)os turcos estão envolvidos no roubo e contrabando de petróleo Sírio e Iraquiano (4) O Estado Islâmico é uma ameaça aos Xiitas.

    Quanto a Europa
    A opinião pública está contra a Turquia há mais de uma década , os europeus não tem a menor simpatia pelo governo totalitário e antidemocrático turco.( sequer querem eles(os turcos) na União Europeia).
    A opinião pública após os Atentados de Paris está cada vez mais contra os islâmicos.
    Os lideres europeus sabem que podem ser derrubados, pois os governos são parlamentaristas.
    Existe mídia livre na Europa(coisa que nós não conhecemos) e o numero de simpatizantes de Vladimir Putin tem crescido muito.

    • Eu se fosse russo nao acreditaria muito na fidelidade do Iran. Ja faz alguns meses alguns comentaristas russos estavam questionando se o Iran nao iria trair os russos, com essa tentativa de se aproximar dos EUA. Eu trabalhei 7 anos com iranianos. Meu patrao ate propos eu casar com uma garota da sua familia, 15 anos mais joven do que eu para que eu tornasse membro da familia. Mas eu nunca cai nessda armadilha, e nunca confiei nesse pessoal. Razao simples. E povo velho, comerciante, nao diferente de judeus, armenios, indiano e chines. E gente que da no em pingo d’agua.E gente que so busca seu proprio interesse. Faz-me rir Putin dizer sentir-se traido pela Turquia, a quel ele considerava “amigo” E Chefe da KGB deve saber que um pais nao tem amizade tem interesse, e o interesse turco e atrair todo aqueles mussulmanos sunis. cuja lingua faz parte da familia linguistica turca e que hoje fa\ parte da Russia, um pais cristao. Turquia e Russia sao eternos inimigos. O sul da Russia era parte do teritorio ocupados por povos que falam a lingua turca.

      • Estuda um pouco mais por favor ,a Russia havia firmado uma série de acordos econômicos e militares com a Turquia embora como sejam rivais ,mas haviam estreitado relações inclusive com acordos secretos militares e comerciais que ocultavam da OTAN ,uma punhalada pelas costas ,como disse Putin ,não significa que ele confiava cegamente em Erdogan ,logo .A Turquia é um país dependente do gás russo ,depois vem o poder militar Russo que pode varrer a turquia do mapa.

  3. Essa história de ficar cutucando a onça com vara curta não dá certo…
    Tá virando moda:
    -Fazer manobras militares nas fronteiras;
    -Fazer voos raspando o espaço aéreo soberano dos outros;
    -Navegadas militares em mares contestados;
    -Espionagem virtual invasiva na vida particular de Presidentes estrangeiros.
    Ou seja, existe atualmente no ambiente internacional das nações, um clima de provocação desnecessário.

    E claro que uma coisa leva a outra, os reflexos dessas atitudes babacas acima acabam atingindo o mundo civil e empresarial.
    O caso do abate do SU-24, que deveria ter sido tratado desde o início como Incidente Infeliz pela diplomacia russa, vem sendo considerado como Agressão. Então tá…
    Os investidores particulares da economia russa vão ficar muito desapontados ao constatar o mercado internacional se retraindo mais para eles… Ahh! Mas o governo russo até hoje intervem em suas empresas e empresários, que sorte! Senão a sua economia seria ladeira abaixo desde a tomada da Crimeia. O que está mantendo sua economia em pé é um sistema capitalista estatal (isto existe? A China que o diga).
    Detalhe… Bolsa de Valores de Moscou 18º lugar no mundo. Bovespa (na mesma listagem) 8º lugar. China com duas bolsas e mais de 1bilhão de bocas: 5º e 12º lugares. Parece, que os russos estão desesperados para provarem que são muito mais do que são, com 38 na cintura.

    Exatamente desde o abate do SU-24, terça-feira, as ações da Gazprom estão em queda, que vinham de uma alta, ou seja as declarações de Putin não foram bem recebidas pelo mercado. http://www.gazprom.com/investors/stock/stocks/, melhor visualizar no gráfico de 1 mês.
    Vai pintar gás russo mais barato futuramente para manter seus compradores?
    Tiro no pé do Putin.

  4. Bora putin deixa esses turcos cozinhando com lenha no quintal… vamos vender esse gás aí para a China que compra e paga a vista

Comentários não permitidos.