1.000 horas de voo com caças A-1M – FAB

O Esquadrão Adelphi completou 1.000 horas de voo com suas aeronaves de caça A-1M. A unidade da Força Aérea Brasileira é a única que opera essas aeronaves. O marco foi alcançado com uma missão de apoio aéreo aproximado, realizada na última semana durante o Exercício Boca do Monte, na Base Aérea de Santa Maria (RS).

Desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália, o caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989. Em setembro de 2013, o Esquadrão Adelphi recebeu o primeiro A-1M, versão modernizada com radar multimodo, novos sistemas de navegação e mira, novos equipamentos para enganar os sistemas de guiagem de mísseis inimigos e uma cabine mais moderna, entre outras modificações.

A modernização é realizada na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Até agora, o Esquadrão Adelphi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, recebeu três A-1M. Os Esquadrões Poker e Centauro, ambos da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, operam as versões A-1A e A-1B.

Fonte: FAB

2 Comentários

  1. Alguém tem notícias sobre a modernização dos A-1? Notícia crível, não propaganda.
    A última informação que tenho é que o processo está paralizado por conta de corte de gastos (novamente), o que seria uma pena porque essa seria a última oportunidade do A-1 alcançar alguma potencialidade no Brasil.

  2. Olhando aqui na minha boa de cristão…deixa eu ver…não…
    deixa eu ver…está aparecendo alguma coisa….não.
    É meu caro, a única certeza é que dos 79 planejados, compraram somente 56, dos quais entre mortos e feridos, 53 seriam modernizados,
    Eu aposto com você que não vai passar da metada. Isso sendo muito otimista. E sendo realista, eu diria que não vai passar de 10.

Comentários não permitidos.